ARTES MARCIAIS
O que é uma arte marcial?
Arte marcial é qualquer atividade física ou mental, divididas em diferentes graus, com o objetivo de desenvolver seus praticantes para que possam defender-se atacando, ou subjugar o adversário mediante diversas técnicas. Uma arte marcial pode ser um sistema de treinamento de combate, como o treinamento policial, militar e de autodefesa, com o objetivo principal de defesa pessoal e de terceiros, como podem ter cunho meramente esportivo, onde o objetivo principal é a competição. Independente do estilo, linhagem ou objetivo, a prática das artes marciais é benéfica para o corpo e mente como um todo, e seus praticantes desenvolvem habilidades e competências que vão além da prática da arte, e podem ser aplicada em diversas dimensões da vida.
Por quê alguém deveria praticar uma arte marcial?
A prática das artes marciais traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente de seus praticantes. Alguns deles são: Aumento da flexibilidade do corpo; desenvolvimento da coordenação motora; aumento do reflexo e agilidade; aumento do autocontrole e desenvolvimento da autoestima; aumento do condicionamento físico e resistência; habilidade de defender a si e a terceiros de possível violência, dentre milhares de outros benefícios. Às artes marciais são também uma ótima ferramenta para o alívio do stress, da raiva e de outros sentimentos ruins, assim como a prática de atividades físicas é uma forte auxiliadora no tratamento de diversas doenças, tanto de cunho físico quanto psicológico. A prática de artes marciais é também um ótimo instrumento para o desenvolvimento da disciplina. Cada estilo e modalidade tem seu conjunto de regras de conduta, que são ensinadas e reforçadas pelos professores e mestres, mas que, no geral, ensinam valores como a humildade, altruísmo, honra, coragem e trabalho em equipe, assim como incentivo a não violência e o uso da diplomacia e amisto idade para a resolução de conflitos.
Quem pode praticar artes marciais?
Contanto que não haja restrição médica para a prática da atividade, qualquer pessoa, independente de sexo, idade, altura, peso ou outros fatores, pode praticar artes marciais. Durantes os treinos, é comum a separação dos praticantes por objetivo, tempo de treino, e capacidade técnica ou física, porém todos são incluídos e tem as mesmas possibilidades de evolução. É fundamental, entretanto, a consulta ao médico antes do início da atividade, para a detecção de qualquer problema físico que possa prejudicar a prática, assim como é de extrema importância informar aos professores quaisquer problemas ou doenças preexistentes, para que o treino possa ser adaptado as necessidades e condições de cada aluno, evitando assim qualquer problema.
Quem pratica artes marciais se torna violento?
Pelo contrário, a prática de artes marciais é um excelente instrumento para a obtenção de disciplina e autocontrole físico e mental. Os praticantes são submetidos ao código de conduta específico de sua modalidade, mas que tem, universalmente presente, os valores de não agressão e do uso da força física única e exclusivamente para a defesa própria ou de terceiros, quando se cessarem as possibilidades da resolução do conflito por meios pacíficos.
Podem as artes marciais contribuir para uma sociedade mais pacífica?
A arte marcial contribui para uma sociedade pacífica ao ensinar a seus praticantes que a violência nunca deve ser praticada ou incentivada por qualquer motivo ou circunstância, e que o uso da força físico deve servir como último recurso de defesa. Os praticantes de artes marciais também se tornam portadores da responsabilidade de pacificar a sociedade, pois adquirem o poder de cessar com agressões e injustiças, defendendo a si mesmos e terceiros, podendo assim até mesmo salvar vidas e impedir possíveis fatalidades.
História das Artes Marciais
O termo “Artes Marciais” remete a uma origem ocidental e latina, e se refere às diferentes artes de guerra e luta. Sua origem ocidental é vinculada ao Deus da Guerra greco-romando Marte (Ares na mitologia Grega). De acordo com a mitologia, as Artes Marciais são ensinadas pelo Deus Marte aos humanos.
Em contrapartida, outras teses ligam as Artes Marciais diretamente ao desenvolvimento da civilização humana, especialmente após o crescimento da tecnologia agrícola, o que ajudou muitas pessoas a acumularem riquezas e poder, dando espaço para o surgimento da inveja, agressão e cobiça.
A origem principal e mais popular, entretanto, está ligada a uma vertente oriental, com o monge indiano Bodhidharma que, ao viajar à China, ensinou os monges chineses a prática da Yoga e diferentes técnicas das Artes Marciais Indianas, influenciando a criação de diferentes estilos de luta pelos monges de Shaolin.
Acredita-se que o Kung Fu, por exemplo, já existia na China há mais de 5000 anos. Dali, os conhecimentos se espalharam por quase toda a Ásia, Japão e Coréia, de onde surgiram as principais Artes Marciais que conhecemos hoje.
Fonte: https://kungfusga.com/
O código de Ética e conduta
O código de ética e conduta para ser preservado por todos os praticantes dos seus estilos marciais, como uma forma de lembrar a todos que sua Arte é mais que habilidade de luta. Exige uma profunda fundação espiritual e desenvolvimento de caráter moldado em coragem, honra, ética e humildade. O poder letal do kung fu e artes marciais é para guerreiros, verdadeiros praticantes do bom combate, não para tiranos ou fanfarrões. Vive este código com seriedade, é o verdadeiro modo do guerreiro.
11 REGRAS MARCIAL
1 Respeite as regras e sua Arte Marcial.
2 Seja cortês e justo, ame e respeite seu país.
3 Ame seus colegas de academia e trabalhe pela solidariedade do grupo.
4 Seja moderado em assuntos de sexo; faça seu corpo saudável.
5 Pratique diligentemente e nunca esqueça as técnicas.
6 Seja gentil e polido.
7 Ajude os menores e mais fracos; que sua capacidade técnica seja um meio para demonstrar sua benevolência.
8 Respeite os mestres e a genealogia de sua escola.
9 Um bom lutador nunca se enfurece
10 A maior das coragens nunca é agressiva
11 Nunca force as coisas. É perigoso desviar-se das instruções. Toma muito tempo fazer as coisas corretamente. Se você fizer alguma coisa errada, pode ser muito tarde para corrigir
COMPROMISSOS DO KUNG FU E TODO ARTISTA MARCIAL
1 Eu me comprometo a treinar corpo e espírito para a paz;
2.Eu me comprometo a reverenciar nossos ancestrais, respeitar mestre, professores e colegas;
3 Eu me comprometo a não ser falso e seguir o caminho da verdade;
4 Eu me comprometo a persistir no aperfeiçoamento físico, mental e espiritual;
5 Eu me comprometo a ser paciente e humilde, galgando um a um os degraus do conhecimento; 6 Eu me comprometo a contribuir para que nosso meio não ofereça abrigo aos mal intencionados;
7 Eu me comprometo a respeitar as demais filosofias e Artes Marciais;
8 Eu me comprometo a zelar pelo respeito devido ao meu estilo marcial;
9 Eu me comprometo a ser exemplo vivo da filosofia e da ética dos mestres